Foto: praguemornin

Existem diversas bibliotecas espalhadas pelo mundo e algumas são particularmente exuberantes e se constituem em belas e grandiosas obras arquitetônicas e históricas.

Se você é um apaixonado por livros, não pode deixar de conhecer estas 10 incríveis bibliotecas para visitar ao redor do mundo:

  1. Clementinum, Praga

Diz a lenda que os jesuítas tinham apenas um livro quando começaram a construir a biblioteca em 1622; quando terminaram, a coleção tinha aumentado para 20.000 volumes. As etiquetas nas estantes de livros são originais da abertura da biblioteca, assim como os volumes com “marcas esbranquiçadas e marcas vermelhas”, marcadores deixados pelos jesuítas.

  • A Biblioteca Real da Dinamarca

Sua impressionante estrutura de aço, vidro e granito preto contém uma sala de concertos, um café popular e espaços para exposições. Além disso, oferece aos visitantes vistas espetaculares do porto e um afresco no teto de um dos artistas mais famosos da Dinamarca, o Per Kirkeby.

  • Biblioteca George Peabody, Universidade Johns Hopkins, Baltimore

É uma das bibliotecas universitárias mais bonitas da América, com um cenário tão lindo que casamentos e eventos especiais são frequentemente realizados por lá. Mas ela não é especial apenas pelo design, mas também por conter volumes de arqueologia dos séculos XVIII e XIX.

  • Sala de Leitura Real Portuguesa, Rio de Janeiro

A fachada de calcário do prédio mostra a escultura de exploradores portugueses. A sala de leitura semelhante a uma catedral tem uma cúpula de vidro colorido e galerias de madeira. Suas estantes ornamentadas abrigam a maior coleção de literatura portuguesa fora da pátria.

  • Biblioteca do Congresso, Washington, D.C.

Quando a biblioteca original foi incendiada em 1814, Thomas Jefferson semeou uma nova com sua própria coleção de livros. Os destaques incluem a sala de leitura principal e a Bíblia de Gutenberg (uma das 42 restantes do mundo).

  • Museu e Biblioteca da Universidade de Arte de Musashino, Tóquio

O local foi construído em estantes de madeira com paredes de vidro. Até as escadas têm prateleiras embutidas, embora estejam vazias no momento. O edifício é um poderoso testamento visual do poder duradouro do livro encadernado.

  • Biblioteca Pública de Nova York

Um grande salão iluminado por enormes janelas e candelabros imponentes, que se estende por aproximadamente dois quarteirões da cidade. É uma parada obrigatória para os visitantes, que também podem ver os murais do artista Richard Haas, de Nova York, na Sala de Periódicos.

  • Biblioteca Municipal de Stuttgart, Alemanha

Do lado de fora, o prédio pode aparecer como um cubo monolítico. Mas ao pôr do sol, os tijolos de vidro da fachada ganham brilho e, depois de escurecer, são iluminados com luzes azuis.

Possui o interior totalmente branco tem uma sala de leitura de cinco andares em forma de pirâmide invertida, além de salas de reunião, um café e um terraço na cobertura.

  • Bibliotheca Alexandrina, Alexandria, Egito

O edifício em forma de disco tem uma enorme sala de leitura que se inclina para o mar, enquanto a fachada é coberta por letras e caracteres de mais de cem idiomas diferentes. O edifício também contém um planetário, quatro museus, centros de pesquisa acadêmica e uma apresentação multimídia do patrimônio do Egito. Aberto de domingo a quinta-feira.

  1. Biblioteca Pública de Connemara, Chennai, Índia

Parte de um complexo cultural que inclui um teatro, um museu e uma galeria de arte, a biblioteca foi criada em 1896. Continua a receber cópias de todos os livros, periódicos e jornais publicados na Índia.

Se você gosta de história, arquitetura e principalmente, de livros, com certeza vai se encantar por essas 10 incríveis bibliotecas para visitar ao redor do mundo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here