Foto: Visualhunt

Viajar é sempre uma experiência muito enriquecedora. Não importa se você viaja sempre ou se é a primeira vez, sempre há coisas novas que podemos aprender. Quando o assunto são viagens de avião, é importante ficar atento a uma série de detalhes.

Afinal, os aeroportos possuem burocracias, e qualquer descuido pode gerar contratempos difíceis de resolver. Pensando nisso, reunimos aqui 5 dicas para você que vai viajar de avião pela primeira vez. Leia mais.

1. Confira a sua passagem

Na hora da ansiedade, é comum que você se esqueça de conferir as informações contidas na sua passagem. No entanto, isso é fundamental. Observe o horário do seu voo, local de embarque e veja se os seus dados pessoais estão corretos.

Os aeroportos são grandes, e pode ser demorado se locomover de um lado para o outro. Por isso, para evitar que você descubra em cima da hora que você está no local de embarque errado, preste atenção.

2. Fique atento ao horário do check-in

Essa dica é muito importante se você está atrasado para um vôo. O check-in costuma fechar entre uma e meia hora antes do vôo. Assim, mesmo que você chegue antes do horário de decolagem, pode acontecer de não conseguir embarcar.

Para evitar isso, o ideal é que você chegue no aeroporto uma hora antes de vôos nacionais e duas horas antes dos internacionais. No entanto, se você está um pouco atrasado é recomendado que faça o check-in online para agilizar.

No entanto, fique atento. Se você perder o avião vai precisar pagar taxas para remarcar a passagem.

[ppromo_passagens limit=”3″ show_logo=”true” /]

3. Entenda o que fazer com as malas depachadas  

Recentemente a ANAC – Agencia Nacional de Aviação Civil criou novas regras para as bagagens em viagens aéras. Assim, desde maio de 2017 as companhias aéreas não precisam mais disponibilizar o embarque gratuito de malas com menos de 23kg.

Assim, na hora do check-in, se você desejar despachar suas malas as companhias aéreas podem cobrar uma tarifa.

Por esse motivo, se você puder viajar somente com a bagagem de mão, essa será uma despesa que você não precisará realizar. No entanto, vale lembrar que quando o assunto é bagagem você deve levar apenas o que puder carregar sem ajuda.

4. Saiba tudo sobre o que levar na bagagem de mão

Com as novas taxas para as malas embarcadas, é comum que você queira carregar tudo na mala de mão. No entanto, existem regras que você precisa cumprir sob pena de ter que pagar uma tarifa ou então ver seus produtos indo para o lixo. O peso máximo deve girar em torno de 10kg e ela precisa caber no compartimento acima das poltronas. Além dela você pode levar uma bolsa ou mochila que deverá ser guardada aos seus pés.

Algumas companhias aéreas fazem restrições com relações a itens que podem ser levados na mala de mão. Consulte a sua cia aérea e confira as regras.

5. Confira a documentação

Não há nada pior do que perder o avião por falhas na documentação. Portanto, verifique tudo com antecedência. Para viagens nacionais você precisa de um documento de identidade com foto como RG ou carteiras funcionais e de habilitação.

No caso de vôos para a região do Mercosul, você pode viajar com o seu RG. No entanto confira as regras quanto à data de expedição e validade do documento.

O passaporte também precisa estar na validade. Alguns países necessitam ainda de visto. Fique atento. Outra dica é prestar atenção nas vacinas. Determinados locais necessitam de vacinação especial.

Não descuide do documento das crianças. Se você vai viajar sozinho com o seu filho, vai precisar de autorização do outro responsável.

Viajar de avião é fácil e seguro. No entanto, é importante que você se organize. Se é a primeira vez, chegue com bastante antecedência. Assim vai ser fácil resolver qualquer problema inesperado.

E aí? Essas dicas foram úteis para você? Compartilhe esse post nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a viajarem sem problemas.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here